Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reprodução dos metáfita

Como todos sabem, a reprodução dos metáfita é dividida entre uma fase gametofítica e outra esporofítica. Os únicos metáfita com a fase esporofítica duradoura são as briófitas.

Reprodução das Briófitas

A reprodução das briófitas tem a fase gametofítica como duradoura. Os anterozóides ( gametas masculinos) são levados pelas gotas de chuva até o gameta feminino ( oosfera), que ao alcançá- la, eles se unem e formam um zigoto, se desenvolve dando origem a um embrião que depois dará origem a um esporófito ( começo da fase assexuada). No interior da cápsula do esporófito há esporos que serão liberados no solo e formarão um protonema, que dará origem a um gametófito.

Reprodução das Pteridófitas

Em certas épocas do ano, na parte de baixo das samambaias formam- se pontos chamados soros, que produzirão esporos. Quando os esporos ficam maduros, os soros se abrem, deixando os esporos caírem no solo. Quando elas caem no solo, elas originam o prótalo ( Plantinha em forma de coração), que representa o início da fase gametofítica ( o prótalo produz gametas). No prótalo irão se formar os anterozóides e as oosferas. Quando chove, os anterozóides nadam até a oosfera e irão fecunda- la, surgindo então um zigoto, que mais tarde formara uma nova samambaia.

Reprodução das Gimnospermas

Quando as coníferas ficam maduras, os cones masculinos liberam seus micrósporos ( Grãos de pólen) que se espalham pelo vento chegando no cone feminino, aonde são guiados até os megásporos ( Óvulos) pelo meio de tubos polínicos. Cada óvulo é fecundado por um micrósporo, formando um zigoto, que no final do processo ele é transformado em semente.

Reprodução das Angiospermas


Nenhum comentário:

Postar um comentário