Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Reprodução Dos Vírus

Por apresentarem uma formação muito simples, os vírus não tem como produzir suas próprias proteínas, nem como produzir energia (eles não respiram). Portanto só conseguem se reproduzir quando dominam uma célula. Observe que há dois tipos de ciclos  de reprodução de um vírus, o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Veja a seguir os dois ciclos: 


              
No ciclo lisogênico, o vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e em seguida são divididos equitativamente entre as células-filhas. Assim, uma vez infectada, uma célula começará a transmitir o vírus sempre que passar por mitose e todas as células estarão infectadas também.
No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético na célula, por exemplo, onde as funções normais desta são interrompidas pela presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo. Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos, então novos vírus. Ocorre a lise, ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos bacteriófagos são liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário