Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

Célula Vegetal

Célula Animal

Características dos seres vivos.

Todos os seres vivos apresentam estas características:

1-      Composição química complexa
2-      Formados por uma ou mais células ( Unicelulares e multicelulares)
3-      Reprodução ( Seja binária simples, seja sexuada)
4-      Metabolismo ( Ingestão de nutrientes + Oxigênio = Energia)
5-      Todos apresentam crescimento ( Ou divisão celular)
6-      Capacidade de evoluir
7-      Reação a estímulos ( Frio, calor, dor, fome, sede, sono)
8-      Apresentam movimento

Reino Monera

Nele estão as bactérias e as algas azuis, denominadas cianobactérias. Na realidade, elas são um tipo de bactéria com clorofila e têm a capacidade de realizar fotossíntese. Muitas causam doenças ao ser humano. Outras são importantes para a decomposição da matéria orgânica. Outras ainda são utilizadas pelo ser humano na fabricação de iogurtes e alguns queijos.

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Reprodução Dos Vírus

Por apresentarem uma formação muito simples, os vírus não tem como produzir suas próprias proteínas, nem como produzir energia (eles não respiram). Portanto só conseguem se reproduzir quando dominam uma célula. Observe que há dois tipos de ciclos  de reprodução de um vírus, o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Veja a seguir os dois ciclos: 


              
No ciclo lisogênico, o vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e em seguida são divididos equitativamente entre as células-filhas. Assim, uma vez infectada, uma célula começará a transmitir o vírus sempre que passar por mitose e todas as células estarão infectadas também.
No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético na célula, por exemplo, onde as funções normais desta são interrompidas pela presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo. Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos, então novos vírus. Ocorre a lise, ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos bacteriófagos são liberados.

Vírus

Os vírus só podem ser vistos com o microscópio eletrônico. A organização dos vírus é muito simples: Eles são envoltórios ou cápsulas de proteína (ás vezes, apresentam outras substâncias) que contêm material genético. Na maioria o material genético é o mesmo que forma os genes dos outros seres vivos – o DNA (ácido desxorribonucleico). Em alguns vírus, porém, o material genético é formado por uma substância sememelhante ao DNA, o RNA (ácido ribonulceico). Veja alguns exemplos de vírus:


quarta-feira, 23 de março de 2011

Célula Bacteriana

A célula bacteriana é composta de cápsula bacteriana, parede celular, Membrana Citoplasmática, Ribossomas, Fimbrias, Flagelo, Nucleóide e Citoplasma.
Cápsula Bacteriana: Tem uma função protetora como uma defesa em relação a anticorpos,bacteriófagos e fagócitos.
Parede Celular: A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica quando em meio hipotônico.
Membrana Citoplasmática: Ela serve para proteger a célula, permite troca de substâncias do interior para o exterior da célula e vice e versa.
Ribossomos: Eles tem a função de sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula.
Pili ou Fímbrias: Elas tem as funções de fixação ou ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes para a patogênese (produção de doenças na célula hospedeira).
Flagelo: O Flagelo é uma estrutura proteica que se movimenta como uma hélice, impulsionando a bactéria em seu meio aquoso.
Citoplasma: Entre as funções realizadas pelo citoplasma estão: O auxílio na morfologia da célula, relacionada à consistência do citosol e o armazenamento de substâncias indispensáveis à vida.
Nucleóide: O Nucleóide que determina as características da célula e comanda suas atividades.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Classificação dos Seres Vivos

A seção da biologia que cuida da tarefa da classificação dos seres vivos chama-se taxonomia. Tradicionalmente o ser humano classifica os seres de acordo com seus interesses práticos: Comestíveis ou não-comestíveis, domesticáveis ou não-domestícaveis, e por aí vai...
Lineu separou os seres vivos por espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino.
Espécie é o conjunto de organismos semelhantes entre si e capazes de gerar descendentes férteis, ou seja, capazes de gerar filhotes.
Os reinos dos seres vivos:
Reino Monera: Neles estão as bactérias e as algas azuis, ou cianobactérias.
Reino Protista: Abriga todos os seres unicelulares que possuem núcleo. Os protistas heterotróficos são chamados de protozoários. Um exemplo é a ameba.
Reino Fungi: Nele estão os fungos.
Reino animália: Nele estão os animais.
Reino Plantae: Nele estão as plantas.

domingo, 20 de março de 2011

Célula Bacteriana

A célula bacteriana é composta de cápsula bacteriana, parede celular, Membrana Citoplasmática, Ribossomas, Fimbrias, Flagelo, Nucleóide e Citoplasma.

Teoria de Oparin Haldane

Teoria Da Panspermia

Svante Arthenius, um físico e químico sueco, ganhador do prêmio Nobel, supunha que, em época passadas, poeira espacial, meteoritos e cometas caíram em nosso planeta trazendo certos tipos de microrganismos, provavelmente semelhantes a bactérias. Esses microrganismos, então, ao chegar na Terra encontraram um ambiente favorável, se desenvolveram e evoluíram. Esse é o conceito de Panspermia, que significa ‘’Vida em todo o cosmo’’. De qualquer forma, esta teoria não responde completamente a questão de como que a vida começou na Terra porque, imagine, se o meteorito trouxe os microrganismos (Eu finalmente aprendi a escrever essa palavra corretamente) de outro planeta, como eles nasceram lá? Isso é um mistério.

O Experimento de Pasteur

Em 1864, Louis Pasteur fez o experimento que fez com que o povo acreditasse que a teoria da geração espontânea estava errada, (Resumindo: Fez com que eles perdessem a preguiça de aprender algo certo só porque era mais fácil continuar com a ideia errada na cabeça.). Ele ferveu caldo de carne em um balão de vidro tipo pescoço de cisne (aquele com o gargalo em S) e depois deixou o caldo esfriar, quando o caldo esfriou os microorganismos que tentaram entrar no caldo ficaram presos na curvatura do gargalo, a poeira também ficou retida nela.Depois de um tempo o caldo de carne continuou intacto, sem microorganismos. Aí Pasteur resolveu quebrar o gargalo do balão, foi dessa forma que os microorganismos penetraram no balão de vidro. Desse jeito Pasteur provou definitivamente que os sres vivos não surgiam por geração espontânea.

sábado, 19 de março de 2011

Teoria da Abiogênese

A teoria da abiogênese, ou teoria da geração espontânea, criada por Aristóteles, fazia com que principalmente na Índia, na Babilônia e no Egito, há aproximadamente dez mil anos atrás, acreditassem que todos os seres vivos se originassem de matéria bruta, a ideia era mais ou menos assim: Observava-se uma rã,um crocodilo ou até mesmo uma cobra saindo do lodo do pântano, logo então imaginava-se que este animal nasceu deste local. O mesmo acontecia com ratos,morcegos e aranhas nos celeiros e com moscas e vermes na carne ou nas frutas podres.
Em 1668, o médico italiano Francesco Redi, que já não aceitava a ideia da geração espontânea, fez uma experiência para verificar se a teoria estava certa: Em dois frascos ele colocou um pedaço de carne em cada um. Um deles ele fechou com uma gaze, já o outro ele deixou aberto. Se a teoria da geração espontânea estivesse correta, em ambos os frascos haveriam moscas, mas após alguns dias, ele viu que enquanto haviam moscas no frasco aberto, no frasco fechado não havia nenhuma. Com isso, Redi foi o primeiro há provar que a teoria da abiogênese estava errada. Explicação detalhada: As moscas entraram e depositaram larvas no pedaço de  carne do frasco aberto, já no frasco fechado, nenhuma mosca conseguiu penetrar dentro dele, depositando larvas apenas na outra fatia de carne.
Mesmo depois que Redi provou que a falha teoria da geração espontânea estava errada, o povo insistia em acreditar que os seres vivos nasciam de matéria bruta, pois isso era mais simples do que larvas de moscas ou filhotes de ratos. No fim do séc. XVIII, o padre e pesquisador Lazzaro Spallanzani ferveu por 1hr vários frascos de caldo de carne e, assim, destruiu os microorganismos ali presentes, manteve alguns frascos abertos e fechou outros antes de interromper a fervura. Resultado: os microorganismos surgiram apenas nos frascos abertos. Assim Spallanzani acreditou ter provado para o povo que eles haviam vindo do ar e não por geração espontânea, argumentou-se então que a falta de ar impedia a geração espontânea, o contrário do que Spallanzani queria provar. Com isso também se porva que o ser humano é preguiçoso e não aceita que uma ideia pré fabricada errada em que ele acredita faz tempo esteja errada, simplesmente porque é mais fácil continuar fazendo do modo errado que você já conhece do que aprender um modo novo.